Eis que estamos vivenciando a Copa do Mundo de Futebol, um evento mundial esportivo que exige muito dos jogadores. O esforço para atingir o melhor resultado pode levar a alguns riscos estre eles o de morte súbita.

A morte súbita pode ser entendida como qualquer evento que leve a óbito de forma rápida e inesperada. Embora seja mais comum em idosos e/ou portadores de doenças cardíacas prévias, pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em jovens considerados saudáveis e o exercício físico é um dos gatilhos para este evento.

Entre as pessoas abaixo de 35 anos as principais causas desse tipo de morte incluem a cardiopatia hipertrófica (doença que acomete 1 em cada 500 pessoas), anomalia na formação das artérias que nutrem o coração e também modificações cardíacas de origem genética.

A realização de uma avaliação médica com eletrocardiograma pode, muitas vezes, sinalizar alterações como as ditas anteriormente, sendo, dessa forma, recomendada antes de ingressar em esportes competitivos. Em casos de história de morte súbita na família incluindo indivíduos com menos de 35 anos deve-se redobrar a atenção.