A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, o que causa, consequentemente, aumento do peso do indivíduo, assim como inúmeros prejuízos à saúde, como hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono e infarto.
Segundo a SBEM, a obesidade entre o público infanto-juvenil aumentou cerca de 240% no Brasil, o que é um número muito alarmante. Dentre os principais tratamentos para essa doença, pode-se destacar a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas.
Principais causas
O desenvolvimento da obesidade depende de diversos fatores, afinal, são muitas as causas, contudo, dentre essas causas, pode-se destacar:
-
Consumo inadequado de alimentos (como comidas gordurosas, frituras e alimentos industrializados);
-
Falta da prática de atividades físicas;
-
Fatores biológicos e hereditários;
-
Fatores psicológicos (como a compulsão alimentar).
Diagnóstico e tratamentos
O diagnóstico da obesidade e da obesidade mórbida é feito através índice de massa corporal (IMC).
O IMC é uma técnica muito popular no meio médico, já que é o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e consiste num cálculo matemático em que se identifica se o peso é normal ou não. Conheça mais sobre esse método clicando aqui.
Tratamentos
O objetivo principal do tratamento da obesidade é que o indivíduo alcance um peso saudável e proporcional à altura e massa corpórea. Os tratamentos mais comuns são:
– Reeducação alimentar;
– Orientações nutricionais;
– Uso de fármacos, quando necessário.
Dicas de prevenção
Apesar de ser um doença com diversas causas, é possível prevenir o seu desenvolvimento com alguns cuidados tanto na alimentação quanto na mudança de hábitos nada saudáveis. Confira algumas dicas:
-
Pratique atividades físicas;
-
Evite consumir alimentos gordurosos e com alta densidade energética;
-
Visite regularmente um médico especializado;
FONTES: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Hospital Sírio-Libanês, Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Nutrologia.